top of page

As 5 fases fundamentais para Administração Pessoal - 2ª Metas

  • Foto do escritor: Marcia Zacchi
    Marcia Zacchi
  • 20 de nov. de 2019
  • 3 min de leitura

Muito se fala e se ouve a respeito de metas, principalmente no âmbito profissional, mas as metas devem ser consideradas também na vida pessoal.


Antes de mencionar a importância de se ter metas, vamos entender a diferença entre metas, objetivos e sonhos?!


ree

Sonhos


Tudo se inicia no sonho!

Lembra-se quando era criança como sua imaginação voava alto? Os sonhos que tinha em relação a tudo, o que seria quando crescesse, por onde andaria, quais coisas faria?


Tenho um sobrinho que desde pequeno sonhava em ser piloto de avião, e tudo que ele se determinou a fazer em sua vida o levou a esse caminho, hoje ele é piloto da aeronáutica, não foi um caminho fácil, mas, de muito empenho, esforço e determinação. Ele não desistiu até conseguir realizar esse sonho de infância.


O admiro por isso e o tenho como exemplo de quem realmente sonha e foca no objetivo de realizar.


Só que crescemos e pelas imposições e responsabilidades do dia a dia, normalmente deixamos os sonhos de infância de lado e passamos a viver conforme a vida nos leva, poucas são as pessoas que se determinam a buscar seus sonhos.

Mas TODOS podemos e temos total condição de realizar nossos sonhos.


Sonho é tudo aquilo que arde em nossos corações, são coisas que desejamos muito e ardem como chamas fumegantes, e para serem realizados precisam ser transformados em objetivos e aqui começa a caminhada da realização e conquista do seu sonho.


Objetivos


Objetivos são a materialização dos nossos sonhos, ou seja, nessa fase tomamos a decisão de realizá-los. Determinamos a data que devem ser concluídos.


Um exemplo trivial, o sonho de adquirir a casa própria, quando determinamos que vamos comprar nossa casa, o sonho se tornou um objetivo, pois, é o propósito de realizar que nos direciona ao que fazer, se tornando um guia.


Neste exemplo, temos o objetivo de comprar nossa casa própria até a data específica, pois, já sabemos qual o montante que precisamos ter para a entrada, e como funciona o financiamento, ou de uma forma melhor, nos estruturamos para comprá-la a vista.


Obviamente entraremos em processos de planejamento, mas isto é tema para uma outra postagem.


A partir do momento que nosso sonho passou a ser um objetivo, agora vamos entrar com as metas.


Metas


As metas são quantificadas, quanto e quando precisamos fazer para atingirmos o que queremos.


Considerando o mesmo exemplo da casa própria: Sonhamos com ela, decidimos adquirí-la, agora temos o objetivo com previsão de data para acontecer e nosso 3º passo é traçar a meta para atingirmos nosso objetivo.


Aqui provavelmente teremos uma meta macro e várias metas menores para o atingimento do objetivo, podemos por exemplo estipular que compraremos a casa á vista. a meta principal será atingir o montante necessário, e teremos metas menores para chegar a esse montante que podem ser:

  • venda de um veículo

  • poupar e investir para aumentar os recursos financeiros

  • fazer horas extras ou uma atividade extra para angariar mais recursos financeiros.

  • procurar o imóvel

Enfim, as metas serão determinadas de acordo com o prazo que estipular para atingir seu objetivo, porém todas as metas deverão ser atingíveis, mensuráveis, porém, desafiadoras. Sobre o detalhamento de como construir uma meta, tenho o post sobre Meta Marte (Smart).


Como podemos perceber, existe aqui um processo, Sonho > Objetivo > Meta.

Todas as fases desse processo precisam estar claras e congruentes.


Estimule seus Sonhos os transformem em Objetivos e trace suas Metas para realizá-los!











 
 
 

Comentários


©2017 por Marcia Zacchi

bottom of page