Gestão da vida: a importância de se organizar
- Marcia Zacchi

- 3 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2019
De maneira equivocada buscamos gerenciar nosso tempo sendo que na verdade precisamos aprender a gerenciar nossas vidas!
Sempre escuto e já falei muitas vezes: Meu dia precisaria ter 48 horas para dar conta!
Acredito que você já tenha se feito essa afirmação ou até mesmo se perguntado como ampliar as horas no seu dia...
Mas todos temos 24 horas em nosso dia, independente de nossa situação emocional, posição financeira ou social, o que diferencia é como cada um organiza suas horas.
Precisamos então aprender a gerenciar nossas vidas para que assim possamos aproveitar da melhor forma possível, com equilíbrio todas as áreas pessoais e profissionais e viver o presente da maneira que deve ser vivido... como um presente de Deus!!!
Hoje compartilharei algumas dicas básicas para que você possa presentear o seu dia a dia com mais tempo e mais qualidade de vida, bora lá?!!

Mantenha um padrão mínimo de organização
Organização é fundamental para se tornar mais produtivo e melhorar sua performance, tanto no trabalho como na vida pessoal.
Pesquisas cientificas comprovam que ambientes desorganizados (bagunçados) geram desânimo e tornam as pessoas mais reativas e improdutivas.
Não há necessidade se der perfeccionista, mas pode adotar métodos práticos para manter o que precisa e o que usa com frequência mais próximo do seu alcance. Quando sabemos onde as coisas estão, economizamos um tempo precioso ao invés de ter que procurá-las.
Identifique suas prioridades
O que você faz que realmente gera resultados?
As respostas a esta pergunta serão suas atividades para sua lista de prioridades.
Faça uma análise de suas atividades diárias, inclua o tempo para si mesmo, tempo com a família, amigos, espiritualidade e trabalho.
Neste momento sugiro que repense em todos os seus papéis: Pai, mãe, filho, filha, esposo, esposa, vizinho, colega de trabalho, chefe, profissional e por ai vai.... liste todas as atividades pertencentes a todos seus papéis, tente manter no máximo 5 papéis agrupando os que são parecidos, como por exemplo: vizinho, colega... Assim facilita a organização do seu dia a dia.
Mantenha sua agenda atualizada
Sugiro ter uma agenda ou até mesmo um Planner para organizar as atividades diárias e semanais, seja físico ou um app.
Escolha um dia da semana para tirar um tempo para organizar a próxima semana, escolha um dia mais apropriado para isso, eu gosto de organizar minha semana no sábado ou no Domingo são ótimos momentos para organizar tudo com tranquilidade.
Faça o planejamento semanal e diário, e todos os dias no fim da noite reserve um tempo para atualizar e organizar o dia posterior, visto que é comum ocorrerem imprevistos e necessidades de reorganização das atividades.
Visualizando seus compromissos perceberá que terá mais clareza e possibilidades de encontrar horários disponíveis para encaixar compromissos que até então você considerava impossível assumí-los por "falta de tempo", inclusive, evitará que assuntos importantes sejam deixados de lado.
Diferencie tarefas urgentes de importantes
Importante > são todas as atividades que você realiza e que geram resultados positivos e a caminho de suas metas.
Urgente> são as atividades importantes que você deixou de fazer no momento oportuno e que agora precisam ser feitas para não prejudicar você ou as pessoas que estão dependendo dessas atividades.
Mantendo uma rotina de atividades já pré determinadas evita: estresse, que atividades importantes se tornem urgentes e cobranças desnecessárias.
Tudo passa a fluir com tranquilidade e assertividade, seu tempo expande e assim equilibra todas as atividades dos vários papéis que tem em sua vida.
Exerça a Gratidão
Ser grato é cientificamente comprovado que trás inúmeros benefícios as pessoas e acredito que é uma das coisas mais importantes em nossa vida.
A gratidão nos ajuda a perceber nosso nível de produtividade e o quanto somos abençoados, pois, no fim do dia quando começamos a agradecer as conquistas, percebemos o quanto fizemos e ajudamos o nosso meio e a nós mesmos.
Gratidão é um estilo de vida, você faz sua escolha, ser grato por tudo que conquistou e realizou ao invés de reclamar do que não deu tão certo assim, ou, não foi feito... é muito melhor e mais gratificante saber que você deu o seu melhor. Quando praticamos a gratidão, esse estado nos gera desejo de fazer coisas novas, assumir novos desafios...
Espero que essas dicas possam contribuir e incentivar a transformação em sua vida e conquistar melhores resultados!!!



.png)



Comentários