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Soft Skills, o que são e como interferem em minha liderança?

  • Foto do escritor: Marcia Zacchi
    Marcia Zacchi
  • 27 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Certamente você já ouviu falar sobre o termo em inglês "Soft Skill" que significa "Habilidade Interpessoal" e é uma competência profissional bem considerada no mercado de trabalho no momento da contratação e desenvolvimento de suas lideranças.


O Soft Skill é caracterizado pelas competências emocionais e desenvolvê-las potencializa a diferenciação competitiva de profissionais no mercado de trabalho.


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Atualmente não apenas as habilidades técnicas trazem vantagem competitiva, as habilidades emocionais e interpessoais vem se destacando como fatores essenciais no conjunto de competências necessárias para um profissional que destaca-se e gera resultados importantes no meio corporativo.


Se houvesse um termo base para sustentar de forma mais simplificada o que as Soft Skills representam, esse termo seria Inteligência emocional. Essas habilidades são intrínsicas a personalidade sejam inatas ou desenvolvidas ao longo do tempo. São habilidades comportamentais, mentais, emocionais e sociais.


Habilidades essas que influenciam diretamente no modo de se relacionar com os outros e direta ou indiretamente influenciam no ambiente de trabalho, podendo torná-lo mais eficiente e dinâmico também contribuem para que profissionais e líderes alcancem sucesso dentro da empresa que representam, apresentando melhor engajamento de suas equipes e consequentemente melhores resultados e entregas.


Alguns exemplos de soft skills são: paciência, resiliência, trabalhar bem em equipe, senso de liderança, boa comunicação, conhecer suas habilidades e entender o que é preciso para aprimorá-las ou desenvolvê-las, trata-se de auto conhecimento e trabalhar na busca de sua melhoria contínua, sem mencionar o diferencial que construirá como líder e profissional competitivo.


Em um artigo puclicado no LinkedIn por Paulo Petroni (editor sênior do LinkedIn), ele publicou sobre as habilidades que as empresas mais buscaram em 2019, trata-se de uma pesquisa feita com base em dados mundiais pelo próprio LinkedIn.

São elas:

  • Criatividade

  • Persuasão

  • Trabalho colaborativo

  • Capacidade de adaptação

  • Gestão do tempo

Existem outras habilidades importantes, mas essas 5 se apresentaram no topo da pesquisa, podemos considerar importante que líderes busquem desenvolver ou potencializar soft skills como:

  • Comunicação Eficaz

  • Escrita

  • Empatia

  • Colaboração

  • Organização ou planejamento

  • Flexibilidade

  • Resiliência

  • Trabalhar sob pressão

  • Capacidade de resolvver problemas

  • Pensamento Criativo

  • Relacionamento Interpessoal

  • Liderança

  • Visão Macro (Geral)

  • Negociação

  • Ética

É importante ter em mente que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconher as capacidades de acordo com o aturoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual.

Trabalhar com o auxílio de um coach lhe ajudará a entender e focar quais são as habilidades mais importantes para sua realidade no momento e traçar um plano de trabalho para a sua atuação no desenvolvimento dessas soft skills.


Se chegou até aqui em sua leitura, trago um exercício de reflexão:

  1. quais impactos tem se apresentado no seu dia a dia como líder por não ter domínio de algumas habilidades apresentadas no soft skills?

  2. Quanto tempo você permitirá que a ausência dessas habilidades te impeçam de melhorar seus resultados e ser um profissional com diferencial competitivo?

Caso tenha entendido que está na hora de mudar a sua rota, deixo-lhe três dicas para iniciar sua mudança:

  • Busque seu autoconhecimento.

  • Desenvolva um plano de desenvolvimento pessoal (PDI)

  • Coloque em prática seu PDI com consistência, pois apenas a consistência trará os resultados que precisa atingir.

 
 
 

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©2017 por Marcia Zacchi

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