Soft Skills, o que são e como interferem em minha liderança?
- Marcia Zacchi

- 27 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Certamente você já ouviu falar sobre o termo em inglês "Soft Skill" que significa "Habilidade Interpessoal" e é uma competência profissional bem considerada no mercado de trabalho no momento da contratação e desenvolvimento de suas lideranças.
O Soft Skill é caracterizado pelas competências emocionais e desenvolvê-las potencializa a diferenciação competitiva de profissionais no mercado de trabalho.

Atualmente não apenas as habilidades técnicas trazem vantagem competitiva, as habilidades emocionais e interpessoais vem se destacando como fatores essenciais no conjunto de competências necessárias para um profissional que destaca-se e gera resultados importantes no meio corporativo.
Se houvesse um termo base para sustentar de forma mais simplificada o que as Soft Skills representam, esse termo seria Inteligência emocional. Essas habilidades são intrínsicas a personalidade sejam inatas ou desenvolvidas ao longo do tempo. São habilidades comportamentais, mentais, emocionais e sociais.
Habilidades essas que influenciam diretamente no modo de se relacionar com os outros e direta ou indiretamente influenciam no ambiente de trabalho, podendo torná-lo mais eficiente e dinâmico também contribuem para que profissionais e líderes alcancem sucesso dentro da empresa que representam, apresentando melhor engajamento de suas equipes e consequentemente melhores resultados e entregas.
Alguns exemplos de soft skills são: paciência, resiliência, trabalhar bem em equipe, senso de liderança, boa comunicação, conhecer suas habilidades e entender o que é preciso para aprimorá-las ou desenvolvê-las, trata-se de auto conhecimento e trabalhar na busca de sua melhoria contínua, sem mencionar o diferencial que construirá como líder e profissional competitivo.
Em um artigo puclicado no LinkedIn por Paulo Petroni (editor sênior do LinkedIn), ele publicou sobre as habilidades que as empresas mais buscaram em 2019, trata-se de uma pesquisa feita com base em dados mundiais pelo próprio LinkedIn.
São elas:
Criatividade
Persuasão
Trabalho colaborativo
Capacidade de adaptação
Gestão do tempo
Existem outras habilidades importantes, mas essas 5 se apresentaram no topo da pesquisa, podemos considerar importante que líderes busquem desenvolver ou potencializar soft skills como:
Comunicação Eficaz
Escrita
Empatia
Colaboração
Organização ou planejamento
Flexibilidade
Resiliência
Trabalhar sob pressão
Capacidade de resolvver problemas
Pensamento Criativo
Relacionamento Interpessoal
Liderança
Visão Macro (Geral)
Negociação
Ética
É importante ter em mente que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconher as capacidades de acordo com o aturoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual.
Trabalhar com o auxílio de um coach lhe ajudará a entender e focar quais são as habilidades mais importantes para sua realidade no momento e traçar um plano de trabalho para a sua atuação no desenvolvimento dessas soft skills.
Se chegou até aqui em sua leitura, trago um exercício de reflexão:
quais impactos tem se apresentado no seu dia a dia como líder por não ter domínio de algumas habilidades apresentadas no soft skills?
Quanto tempo você permitirá que a ausência dessas habilidades te impeçam de melhorar seus resultados e ser um profissional com diferencial competitivo?
Caso tenha entendido que está na hora de mudar a sua rota, deixo-lhe três dicas para iniciar sua mudança:
Busque seu autoconhecimento.
Desenvolva um plano de desenvolvimento pessoal (PDI)
Coloque em prática seu PDI com consistência, pois apenas a consistência trará os resultados que precisa atingir.



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